7 Tipos de acabamentos gráficos

7 Tipos de acabamentos gráficos

Principais acabamentos feitos em impressos personalizados!

A GIV Gráfica Online vai falar sobre acabamentos gráficos para que você conheça os principais tipos aplicados nos impressos mais populares, como é o caso dos cartões de visita, folders e tags, por exemplo, que diferente do que muitos pensam, existem diversos formatos que vão desde os mais tradicionais, aos mais “diferentões” para dar mais evidência à marca e uma identidade própria.

Você que já está curioso com a leitura, é importante que saiba que, para fazer cada tipo de acabamento, existem facas específicas para a realização dos cortes. No ramo gráfico, há milhares de modelos de facas que dão uma finalização incrível no impresso personalizado! Então, fique atento comigo que vou revelar os principais:

 1. Refile

No universo gráfico quando você fala “refile”, quer dizer que é um acabamento com corte reto. Sabe aqueles cartões de visita retangulares ou quadradinhos que você costuma ver nas mãos de profissionais autônomos e até em estabelecimentos comerciais? São cartões refilados, ou seja, um cartão de visita com refile.

Para fazer esse acabamento, a Gráfica GIV usa uma guilhotina também conhecida como refiladora, onde é matematicamente calculada as proporções para que os impressos sejam recortados com a devida simetria.  

Então, já que o refile é o corte reto e o Sr. GIV tem mais de 20 mil impressos disponíveis no site GIV Online, consegue imaginar a quantidade de materiais gráficos personalizados que se aplicam a este tipo de acabamento? São vários!

 2. Cantos Arredondados

A GIV gosta de inovar! É por isso que aqui no parque gráfico tem modelos de facas adaptadas para fazer 2 cantos arredondados, 4 cantos arredondados, 4 cantos arredondados mini e até mesmo, super 4 cantos arredondados. Normalmente, você encontra esses moldes em cartões de visita.

É legal porque o modelo de acabamento com 2 cantos arredondados, mesclam 2 cantos refilados e 2 cantos opostos levemente curvados que dão aquele charme especial nos impressos!

4 Cantos arredondados já é diferente! Como o próprio nome já diz, a curvatura é visível em todos os lados do impresso. Fica bonito e chamativo e costuma-se ver em cartões de visita e tags personalizadas.

Os 4 cantos arredondados mini são parecidos com o último que eu citei. Mas, a diferença é que o setor de acabamento da GIV faz os 4 cantos mini em cartões de visita menores no formato 45x80 milímetros. O cartão fica delicado e sofisticado ao mesmo tempo.

E o que falar do super 4 cantos arredondados, hein?! Posso dizer que ele é simplesmente espetacular! É um acabamento que se diferencia bem dos demais, porque sai daquilo que é comum no dia a dia e isso desperta a atenção do público, o que facilita várias negociações através de um cartão de visita, que não é um cartão qualquer, e sim, um impresso muito bem elaborado! Esses detalhes abrem portas para futuros negócios!

 3. Corte Folha

Como a GIV é especialista em surpreender clientes, que tal conhecer um cartão de visita feito com acabamento no formato de uma folha? O corte folha é a combinação de duas pontas com refile e duas pontas arredondadas. Esse modelo combina bastante com empresas que atuam com projetos de proteção ambiental, já que o corte folha remete à natureza.

 4. Corte Oval

A faca oval fica bem em cartões de visita e em tags personalizadas para roupas, por exemplo. Agora, imagina uma tag com acabamento em corte oval, com ilhós preto e uma aplicação de verniz frente em um papel bem resistente no couché brilho 300 gramas? Fica simplesmente sensacional!

 5. Corte Personalizado  

Mas, se você se interessa por um modelo de faca ainda mais distinto, pode optar pelo corte personalizado, onde quem manda é a sua imaginação, desde que seu projeto não tenha curvas muito fechadas, para garantir a qualidade do acabamento do seu impresso. Como dica, pode fazer um cartão de visita no formato redondo, cartão em forma de uma lâmpada, e até um cartão refilado, mas com detalhe de uma mordida na lateral superior, que normalmente é usado em cartões de visita para confeitarias.

 6. Vinco

O vinco é um acabamento gráfico que serve para demarcar as dobras de um material gráfico. É um processo que se utiliza um tipo de faca com matriz de madeira com lâminas de corte e vinco usadas para facilitar a dobra manual feita pelo próprio cliente. É possível notar esse tipo de acabamento em folders, pastas, cardápios, convites e muito mais!

 7. Dobra

Por fim, falarei sobre as dobras. A dobra é muito vista em folders, tablóides e em cardápios. Quando me refiro ao folder personalizado, por exemplo, você encontra folder com 1 dobra simples, 2, 3 e 4 dobras sanfona, 2 dobras carteira e 3 dobras enrolada ou estilo janela.

A dobra simples de um folder, nada mais é que a dobra central. Tem 4 lados para personalizar, um layout bem bacana para você imprimir campanhas e anúncios.

A dobra modelo sanfona possui dobras paralelas e, neste modelo, elas são fechadas em zigue-zague.

Se escolher 2 dobras sanfona você terá 6 lados para impressão, contando frente e verso; se for 3 dobras, terá 8 lados de impressão colorida; e 4 dobras, terá 12 lados de personalização pra você usar e abusar da sua imaginação!

O folder com 2 dobras estilo carteira possui 2 dobras paralelas e são fechadas de modo que a dobra da direita é colocada para dentro e, a parte esquerda dobrada por cima.

O modelo de dobra enrolada tem a ponta do lado direito do folder dobrada duas vezes para dentro, seguindo as marcações e, por último, usada a outra ponta para dobrar por cima e dar o efeito enrolado.

Por último, no caso da dobra janela, as duas pontas do folder acompanham as marcações das dobras laterais, sendo viradas para dentro, e dobrando mais uma vez na marcação central.

E aí? Curtiu o conteúdo? Então, acesse o site da GIV Online e escolha o seu acabamento favorito para fazer nos seus impressos!

;