9 Dicas para o comércio se manter em janeiro

9 Dicas para o comércio se manter em janeiro

Comece o ano lucrando!

O início de ano é sempre a fase de menos movimento para as empresas, já que é nessa época em que a maioria das pessoas estão retornando das férias e se organizando para o ano que está se iniciando, né? O Sr. GIV sabe como é desafiador atrair os clientes nessa fase e por isso reservou algumas dicas e tendências para te ajudar a se manter nesses primeiros meses. 



Uma das maiores tendências de 2021 foi a de investir no próprio negócio, e isso vai continuar no ano seguinte e para começar o mês de janeiro mantendo os lucros, olha só essas dicas:


1 - Invista em repaginação 


Sabe aquela frase “ano novo, vida nova”? Que tal aplicá-la ao seu negócio? Faça uma repaginação! Não precisa ser nada que exija um grande investimento. Aposte em personalização, mude alguns detalhes visuais como posicionamento de balcões, mas nada que deixe o cliente perdido ao entrar, ok? E para facilitar ainda mais, que tal distribuir Móbiles indicando onde achar cada produto? Além de serem perfeitos para dar um “up” na decoração, eles são bem funcionais. 


2 - Comece o ano com campanhas promocionais


O que é melhor para atrair um cliente, do que campanhas promocionais? Isso sempre acaba chamando a atenção e curiosidade de todos. Essa é uma das melhores formas de manter o negócio em movimento nos primeiros meses do ano, atraindo o público com preços baixos, junto com produtos e serviços de qualidade. 


3 - Organize-se para as comemorações do ano 


Isso vale para o calendário do ano inteiro, já que datas sazonais tem em quase todos os meses, né? E estar preparado para essas datas fará toda a diferença para que sejam aproveitadas da melhor forma, começando por janeiro… Invista em vitrines que remetem a férias, carnaval e até mesmo volta às aulas, já que uma data é próxima a outra. No caso de lojas de roupas, por exemplo, adesivos com temas de verão, e roupas confortáveis para curtir férias, com toda certeza vai atrair quem está a caminho de curtir uns dias de sossego antes de voltar ao trabalho ou às aulas. 


4 - Fidelize os clientes que estiveram com você no ano que se passou


O jeito de fidelizar um cliente muda a cada ano, e com certeza você já sabe o motivo, né? A quantidade de concorrência. Existem tantas empresas oferecendo os mesmos produtos, que se tornou um grande desafio conseguir a fidelidade do público! Entre as muitas formas de fazer isso, você pode oferecer conteúdos online, sobre o seu nicho, interagindo com os clientes através de redes sociais, preparando o ambiente com materiais de PDV para que o cliente se sinta confortável e orientado ao chegar no seu comércio. Além disso, campanhas promocionais, programas de fidelização como brindes especiais para quem compra com frequência são maneiras de cativar o público-alvo. 


5 - Prospecção de clientes 


É importante fidelizar os clientes, mas conquistar novos também! E nesta fase, fazer uma pesquisa de novos públicos é excelente. Atrair pessoas diferentes com promoções, e-mails, telefonemas, divulgações online e offline, todas essas são técnicas para chegar a novas personas, que antes poderiam nem conhecer seu negócio, e que podem acabar se tornando clientes fiéis. E sabe qual a melhor época para fazer essa prospecção? Janeiro! Novos públicos farão com que sua empresa se mantenha firme no momento mais “ocioso”, quando se trata de vendas. 


6 - Para quem trabalha com comida, é hora de novas receitas!


Restaurantes, cafés e todo ambiente em que se vende comida, também precisa se renovar com o início de um novo ano, e existe uma maneira melhor de fazer isso, do que testando novas receitas? Tem sim! Trazendo novas embalagens, caso você venda por delivery, procure por embalagens delivery de qualidade, mas se não for, teste menus novos, para agradar ainda mais o paladar dos seus clientes. E vale lembrar, que testar novas receitas também é válido para as comidas entregues também, hein!


7 - Collab


Collab é uma palavra inglesa, que em tradução livre significa colaborar, ela é vista em campanhas de todos os tipos. Marcas se unem para criar coleções, e unirem seus públicos para consumir um produto que ambas produziram em parceria. É um jeito muito interessante de chamar a atenção dos clientes, e com toda certeza, uma ótima dica para se manter em épocas onde o mercado está mais “calmo”. 


8 - Marketing Interativo


Aqui no blog já tem uma matéria sobre marketing interativo, que se trata basicamente de uma conversa com o público, na qual a empresa interage fazendo questionários, ouvindo as respostas, aplicando as sugestões aos produtos e serviços e continuando essa conversa para que a empresa esteja sempre se renovando. Essa estratégia pode ser uma ótima dica para se manter em janeiro, já que a marca estará ouvindo o que os clientes precisam, e logo em seguida, isso será oferecido a eles, atraindo-os para que não deixem de consumir durante esse mês. Interessante, né? Aproveita para ler a matéria quando acabar essa aqui, aposto que vai adorar!


9 - Aprendizado nunca é demais!


Agora a dica de ouro! Use esse mês para crescer, invista em conhecimento para a você e sua equipe, assim, juntos, vocês vão conseguir pensar em mais estratégias para sempre atrair clientes, de maneiras diferentes e que se encaixem com a identidade da marca! 


O mês de janeiro pode se tornar um símbolo para um ano cheio de conquistas e realizações financeiras, basta que você esteja disposto a seguir as dicas do Sr. GIV e investir em um início de ano cheio de novidades. Espero que tenha gostado! Aproveite para conhecer a categoria de Técnicas de Vendas aqui do blog, que vai ajudar sua empresa a crescer ainda mais!


Até a próxima!

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