Dia da Tipografia: Helvética

Dia da Tipografia: Helvética

Hoje falaremos sobre a Helvética: uma das fontes mais marcantes do mundo. Continue a leitura e descubra parte de sua história e grandes participações!

O ano começou e, no dia 05 de janeiro, comemoramos o Dia da Tipografia, um dos elementos mais importantes e marcantes para a história da comunicação. Hoje falaremos sobre a Helvética: uma das fontes mais marcantes do mundo. Continue a leitura e descubra parte de sua história e grandes participações!

A fonte Helvética (“Suíça” em latim), pertencente à família das sem serifa, foi criada em 1957 por Max Miedinger e Eduard Hoffman, que tinham como intenção competir com Akzidenz-Grotesk (fonte alemã) no mercado suíço. Os designers apresentaram como diferencial a neutralidade e isenção de significados, o que facilita  o uso dela em múltiplos propósitos.

Capa do “Specimen” de lançamento da Helvética, desenhado por Hans Neuburg e Nelly Rudin (imagem de: Rietveld Academie)/ Fonte: Jornal Nexo

Apesar de ser simplista, a Helvética é conhecida por ser marcante e está mais exposta no nosso cotidiano do que imaginamos. Se faz presente desde os formulários de imposto de renda do governo norte americano, até logos e campanhas de empresas como a BMW e BBC News.

Confira a seguir algumas das participações de uma das fontes mais famosas do mundo:

Helvética é usada na sinalização do metrô de Nova Iorque desde 1967. 

A participação da Helvética marca a história de diversas marcas conhecidas mundialmente. 

Linha aérea americana utiliza da Helvética em seu logo. 

E aí, gostou? Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários e até a próxima!

;