Dia do Escritor: conheça a história e a linha editorial GIV

Dia do Escritor: conheça a história e a linha editorial GIV

25 de Julho foi a data escolhida para ser o Dia Nacional do Escritor.

Ler um livro faz parte do dia a dia de muitas pessoas e é um dos queridinhos dentre os hobbies. Mas, você sabia que tem um dia voltado especialmente para homenagear os escritores brasileiros? Tem sim! Esta data é 25 de Julho, considerada o Dia Nacional do Escritor. 

A criação desta data comemorativa foi escolhida através do 1° Festival do Escritor Brasileiro, realizado em 25 de julho de 1960, pela União Brasileira de Escritores (UBE), que tinha nomes conhecidos em sua organização, como Jorge Amado e Pedro Paulo Penido, que é ex ministro de Educação e Cultura.

Após a escolha da data, muitos eventos e homenagens são feitas todos os anos para os escritores brasileiros, principalmente em escolas e bibliotecas, em que são mostrados grandes nomes da literatura e suas obras, com o objetivo de agregar conhecimento, em especial às crianças e adolescentes.

Com certeza, você já ouviu falar em algum escritor brasileiro e seus livros. Lá vai uma lista de grandes nomes e exemplos de suas obras literárias:

  • Machado de Assis - Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e O alienista.
  • Cecília Meireles - Espectros, Viagem, Criança, meu amor e Escolha o seu sonho.
  • Monteiro Lobato - Urupês, Pica-pau Amarelo, Emília no País da Gramática e O Marquês de Rabicó.
  • Clarice Lispector - O Lustre, Laços de Família, A Imitação da Rosa e A Hora da Estrela.
  • José de Alencar - O Guarani, Iracema, O Tronco do Ipê e O Sertanejo.
  • Carlos Drummond de Andrade - Sentimento do mundo, Contos de Aprendiz, Fazendeiro do Ar e Ciclo.
  • Jorge Amado - O País do Carnaval, Capitães da Areia, Tieta do Agreste, Dona Flor e Seus Dois Maridos.

Ah e falando em escritores, muitas pessoas sentem essa vontade de mostrar as suas ideias para o mundo, com diversos temas e histórias. Aqui na GIV gráfica online é possível encontrar materiais para ajudar na realização desse sonho. Veja só:

Livro: o departamento de editorial possui livros em dois tipos de papéis, sendo o sulfite e pólen soft. Eles estão disponíveis em diversos tamanhos e páginas para se adaptar ao que você precisa.

Marcador de página: são ótimos para serem entregues junto aos livros. O mais legal é que você pode personalizar com o tema da obra e seu nome, por exemplo. Se for em feira ou lançamento de livros, o marcador de página será um diferencial.

Bloco de rascunho: às vezes as melhores ideias vêm quando menos se espera. Por isso, um escritor precisa ter um bloco de rascunho para anotar aquela imaginação genial que teve, para depois passar para o documento oficial.

Caneta e lápis: assim como o marcador de página, caneta e o lápis personalizados são perfeitos para serem entregues em lançamentos e feiras de livros. Os leitores vão adorar o mimo. Ah, e não esquece de separar o seu para anotar as suas ideias em grande estilo, hein!  

É importante destacar que a literatura tem um papel essencial na vida acadêmica de cada um e que ela é indispensável na formação de ideias e conceitos.

Agora que você já sabe como um escritor é importante para a sociedade, compartilhe a informação com os amigos.

Até a próxima!

;