Drop Shadow: O que é? Quando posso usar?

Drop Shadow: O que é? Quando posso usar?

Falaremos sobre uma das ferramentas que você, designer gráfico, pode usar - O Drop Shadow - e ainda daremos exemplos de boas aplicações.

No artigo de hoje, falaremos sobre uma das ferramentas que você, designer gráfico, pode usar – para dar um toque especial no seu projeto – e ainda daremos exemplos de boas aplicações.

Drop Shadow é, nada mais do que, um efeito visual de sombreamento. Com ele é possível dar profundidade para a sua imagem e valorizar o tamanho do seu objeto. Considerado por muitos designers uma “muleta” para a valorização do projeto.

Apesar de muitas pessoas atualmente preferirem o uso de outras técnicas para o efeito de sombra e profundidade, ou por abominarem o uso exagerado desse efeito, ainda há quem defenda o uso dessa técnica e acreditam que um layout “chapado” nem sempre é a melhor opção. Além disso, defendem que esse efeito visual pode ser perfeitamente usado para transparecer determinada mensagem, produzir um “ar vintage” e muito mais. É muito aplicado em pôsteres e propagandas por exemplo.

O fato é: tudo é uma questão de gosto e objetivo comunicativo.

A seguir, mostraremos exemplos da aplicação da ferramenta, assim você conseguirá se adequar ao uso e se inspirar. 


Uma das sagas mais famosas do cinema mundial é adepta ao uso de Drop Shadow em seus logos. Com o passar dos anos e o decorrer da história, as sombras passaram a se tornar mais presentes na identidade visual da trama – no logo e nas filmagens – para, principalmente, transparecer a aproximação das trevas.


Pepsi, uma das mais conhecidas marcas de refrigerante no mundo. Em uma das versões de seu logo, usou de sombra e profundidade em sua fonte e logo. O que colaborou para dar destaque e volume à identidade visual.


Gigante Animal é uma banda paulista de rock. Fez o uso de Drop Shadow em um de seus pôsteres, o que deu grandiosidade e maior destaque aos objetos/fonte.

E aí, gostou? Deixe nos comentários suas dúvidas e opiniões!

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