Fotografia: veja a origem e dicas para fotos perfeitas

Fotografia: veja a origem e dicas para fotos perfeitas

Conheça qual foi a primeira técnica utilizada para tirar uma fotografia.

Em muitas redes sociais, ela é o principal elemento para deixar uma página bem chamativa e estruturada, além de muitas vezes ser o fator decisivo para um cliente fechar um serviço ou comprar algum produto. Há também aqueles que a utilizam para registrar momentos especiais e que precisam ser eternizados de alguma forma. E aí, adivinhou o que vou te mostrar hoje? Isso mesmo, a fotografia!

Ela está cada vez mais popular e acessível para todas as pessoas, devido ao desenvolvimento da tecnologia. E, claro que no mês de agosto, quando é comemorado o Dia Mundial da Fotografia, a data não poderia passar em branco. Por isso, a GIV Online vai mostrar como foi a sua história e evolução ao longo do tempo e te passar aquelas dicas perfeitas para você arrasar nas suas fotos. Bora lá?!

Dia Mundial da Fotografia é comemorado no dia 19 de agosto. A data foi escolhida, devido a apresentação do Daguerreótipo, durante uma reunião do Instituto da França na década de 1830. O objeto permitia fixar uma imagem sobre uma placa de cobre revestida com prata, através da sua exposição ao iodo. O Daguerreótipo foi inventado por Louis Daguerre em 1833. 

Reprodução: Infoescola

 

Logo após, surgiram novas técnicas de tirar uma fotografia, como: 

  • Calótipo -  foi um aperfeiçoamento no processo de fixação de imagens e criado em 1841, pelo cientista William Henry Fox.
  • Fotografia colorida - em 1861 foi feita a primeira fotografia colorida por James Clerk Maxwell. 
  • Kodak - foi a primeira empresa a criar uma câmera comercial e de acesso popular em 1901, já que, antigamente, somente profissionais tinham esses aparelhos. A Kodak foi referência em filmes coloridos e na fotografia instantânea, com a Polaroid. As revelações de fotos também ficaram populares neste período. Já em 1990, vem a máquina digital. 

Ah, e neste dia tão importante, não posso deixar de falar sobre as famosas câmeras de celular. O primeiro aparelho celular com câmera foi feito no ano de 2000 e foi comercializado no ano seguinte. A empresa responsável pelo lançamento foi a Sharp, com o modelo J-SH04, contendo a câmera de 0,1 megapixel. 

Reprodução: Wikimedia

Quem também estava na disputa para ser a pioneira a lançar o celular com câmera é a uma das marcas mais bem vista hoje, que é a Samsung, porém seu modelo SCH-V200, não tinha uma câmera de fato ao celular e sim uma câmera apenas acoplada ao aparelho.

Atualmente, muitas pessoas escolhem o celular por conta da qualidade da câmera, já que as fotos se tornaram essenciais na sociedade de hoje e precisam ser bem tiradas. Por isso, lá vai algumas dicas de como tirar fotografias perfeitas.

  • Limpe a lente: toda vez que for tirar uma foto, faça a limpeza das lentes da câmera antes, pois assim evita que as imagens saiam embaçadas ou com sujeiras.
  • Ajuste o foco e a resolução: para ter uma foto mais nítida, é preciso acertar no foco e a resolução da imagem. Dessa forma, ela terá mais qualidade.
  • Não utilize o zoom: utilizando a técnica de zoom, a imagem pode ficar distorcida, já que é apenas um recorte da imagem original. Portanto, sempre opte por se aproximar mais do cenário da foto pessoalmente, ao invés de dar o zoom.
  • Utilize a regra dos terços:  muito utilizado por profissionais, a regra dos terços é uma ótima técnica para deixar a foto com mais harmonia. O segredo é colocar a função de grade na foto e colocar o objeto que deseja destacar em um dos pontos que se interligam. 
  • Fotografe em locais iluminados: uma boa luz é um dos principais fatores que precisam ser levados em conta na hora de tirar uma boa fotografia. Por isso, prefira locais com uma luminosidade adequada para deixar a foto com mais qualidade.
  • Tenha estabilidade: foto tremida nunca mais! A dica para ter estabilidade na sua foto é utilizar as duas mãos para fotografar ou utilizar o tripé.
  • Faça a edição: tratar a imagem também é um dos pontos mais importantes para ter uma ótima qualidade, mas é preciso tomar cuidado para não mexer demais e desconfigurar a foto, ok? Ah, lembrando que há vários aplicativos gratuitos que podem te ajudar na edição da foto.

Viu só que interessante a história da fotografia e como cada detalhe é importante para tirar uma foto perfeita? Então, compartilhe com os amigos e arrase nas selfies.

;