Google Meu Negócio: sua empresa no mapa

Google Meu Negócio: sua empresa no mapa

O recurso ideal para divulgar o seu negócio!

Quem nunca ficou em dúvida sobre o endereço ou telefone de um lugar e resolver “dar um Google”, pra achar? E, em questão de segundos, lá estavam nome, endereço, telefone, horário de funcionamento e etc. Isso é possível por causa de uma ferramenta chamada Google My Business, ou Google Meu Negócio, como é mais conhecido. Ela é uma grande aliada de todos os empreendedores, e por isso, o Sr. GIV resolveu vir aqui falar um pouquinho sobre suas vantagens


Para começar, você sabe o que é Google Meu Negócio? Ele é um recurso gratuito, disponibilizado pelo Google para ajudar as pequenas, médias e grandes empresas no momento de gerenciar sua presença online e fazer divulgações! Na plataforma a marca disponibiliza ao público informações importantes, como:


  • Endereço;

  • Telefone;

  • Horário de funcionamento;

  • Principais dúvidas;

  • Avaliações e comentários dos clientes;

  • Segmento;

  • Fotos e etc;

 

Uma dica importante do Sr. GIV é sempre deixar esses dados atualizados, pois é baseado neles que os clientes irão até o seu negócio, já que essa ferramenta é responsável por colocar sua empresa no mapa da internet, ou Google Maps. 


Além dessa vantagem, o Google Meu Negócio é uma ferramenta perfeita para melhorar a imagem da empresa! Em uma época onde a internet é o principal meio de busca, ter o comércio no radar online, deixou de ser diferencial, para se tornar necessário, afinal, quando alguém procurar pelo seu segmento, sua marca estará presente! Ah, e quanto mais ativo na plataforma, melhor para a marca. 


Quando a empresa é bem avaliada, as dúvidas dos clientes são esclarecidas e o relacionamento é mútuo, isso valoriza ainda mais a imagem da empresa, atraindo um público cada vez maior, o que causa reconhecimento à marca! 


Falando em relacionamento com cliente, não é de hoje que isso é a base do sucesso de qualquer empresa, e no Google My Business não seria diferente, né? Quanto mais interações seus clientes tiverem com a sua empresa através de comentários e avaliações, melhor! Afinal, isso deixará seu negócio mais visível, e o mais importante, mais benquisto! 


Para restaurantes, clínicas e demais comércios que precisam reservar horários para atendimento, a ferramenta permite que seja agendado diretamente por ela, facilitando a vida do cliente e do empreendedor. 


Através do recurso Google My Business a empresa aparece na primeira página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), enfatizando sua importância, mas isso é determinado por critérios do próprio Google, como relevância, distância e proeminência! Por isso é tão importante colocar bastante informação, no momento de se cadastrar e sempre mantê-las atualizadas.


Agora uma pergunta importante: como se cadastrar? Bom, o passo é bem simples, olha só. 


1. Acesse o site do “Google Meu Negócio”, e depois clique na opção “Gerenciar Agora”.


2. O passo seguinte é efetuar o login usando uma conta do Google, e caso não tenha, é preciso criar! 


3. Depois, clique em "Incluir a sua empresa no Google”.


4. Em seguida, comece a adicionar as informações básicas do seu negócio, o que vai levar direto à etapa final.


5. Hora de confirmar o endereço! Nessa etapa, o Google vai enviar para o seu endereço, via Correios, um código de verificação, que quando chegar servirá de confirmação no site do Google Meu Negócio. 


6. Confirmação feita! Chegou o tão esperado momento de completar o perfil, e colocar tudo online! 


Depois que o cadastro estiver pronto, e tudo estiver online, você pode usar a ferramenta para verificar acessos diários, e comparar com os do seu site. Saber por quais palavras as pessoas estão buscando, quando encontram seu negócio, e o que visualizam na sua ficha, como horário de funcionamento e telefone! E tudo isso pode ser consultado no Google Meu Negócio App também, hein! 


Portanto, além de uma ferramenta de divulgação, ainda funciona para análise de performance para você conseguir entender o que seu público está procurando! O que é ótimo, né?


A propaganda gerada pelo Google, alinhada com uma boa estrutura de negócio é a garantia de sucesso para a sua marca! E o Sr. GIV tem um Guia completo sobre CANVAS aqui no blog, que é uma ferramenta que vai te ajudar a criar essa estrutura, aproveite para conhecer.

Espero que tenha gostado das dicas de hoje, até a próxima!

;