Mulheres empreendedoras

Mulheres empreendedoras

Conheça histórias de mulheres dentro do empreendedorismo

Arrumar a cama, preparar o café, fazer a comida, dar banho nas crianças, lavar a louça, tirar o pó, varrer a casa, lavar roupa, colocar no varal, passar... Ufa, que correria, hein. Mas esse cenário de ser dona de casa vem mudando com o passar do tempo e as mulheres estão cada vez mais independentes, conquistando seu espaço no mercado de trabalho, seja com carteira assinada ou montando o seu próprio negócio.

Essa evolução do papel da mulher na sociedade vem desde muito tempo, e um marco importante dessa história é considerado hoje o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

 

Dia Internacional da Mulher

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século XX, já que tudo começou quando um grupo de 15 mil operárias de Nova York protestaram no dia 26 de fevereiro de 1909, por melhores condições de trabalho, pois trabalhavam muitas horas por dia, inclusive aos sábados. 

Na Europa também estava acontecendo uma ação, organizada por mulheres do ramo fabril e liderado pela alemã Clara Zetkin, com objetivo de criarem um programa de reivindicações trabalhistas. Esta proposta foi feita na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em 1910.

Ah, uma curiosidade é que, em 1913, as mulheres já lutavam pelo direto ao voto em Nova York. O voto feminino nos Estados Unidos só foi regulamentado no início da década de 20. 

O movimento que realmente originou o Dia Internacional da Mulher, foi o qual as mulheres, também operárias, fizeram uma passeata com oposição a 1º Guerra Mundial e a fome em 1917, na Rússia. Essa manifestação foi considerada a mais importante para as mulheres e elas ficaram conhecidas pelos soviéticos como heroicas e trabalhadoras. A Revolução Russa também se deu por conta desse protesto. Atualmente, esta data também é marcada por protestos de igualdade de gênero em muitos países.

E, ao longo da história, as mulheres foram conquistando outros direitos e melhores condições de trabalho, inclusive o empreendedorismo feminino.

 

Empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino vem ganhando força conforme o tempo, assim como direitos da mulher e igualdade no mercado de trabalho. Aos poucos, as mulheres estão sendo mais vistas dentro desse universo e sendo donas do seu comércio. 

E essa inserção foi devido as guerras e revoluções do passado que deram mais visibilidade para elas, assim como a Revolução Francesa e o Iluminismo, já que os homens estavam fora. Isso, gerou uma grande discussão sobre as mulheres em funções dentro da empresa e assim foram conquistando seu espaço.

Hoje em dia, as mulheres deixaram as tarefas domésticas de lado ou conciliam elas com seu trabalho fora. Muitas delas, inclusive, contribuem financeiramente em seus lares.

Uma coisa muito legal é que o número de mulheres empreendedoras no mundo vem crescendo e o Brasil é o 7º país com mais empreendedoras iniciais, sendo um papel muito importante, já que assim é gerado mais empregos e ajuda na economia do país. 

 

Perfil das empreendedoras

Ficou claro que o empreendedorismo está em alta, mas qual será que é o perfil dessas mulheres no nosso país?  Vem ver!

De acordo com uma pesquisa publicada em 2019 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 24 milhões de mulheres são empreendedores no Brasil e elas migram para esse ramo mais por necessidade.

Empreendedorismo Feminino no Brasil - GIV Online

 

 

Empreendedorismo Feminino no Brasil - GIV Online

Em média nacional, as donas de negócio representam 34% no mercado de trabalho e elas tem um perfil mais jovem, com a maioria na média entre 35 e 45 anos. Em seguida, a faixa-etária é de 25 até 35 anos, que representam 21%. Empreendedoras acima de 65 anos são as que têm o índice mais baixo.

Donas de Negócio - GIV Online


 

As mulheres Donas de Negócio são mais jovens - GIV Online

 

A maioria das donas de negócio possui apenas um emprego e as atuantes de dois trabalhos somam 3,4%. Também 75% das mulheres estão nesta função há dois anos ou mais.

Donas de Negócio - A maioria tem apenas 1 trabalho - GIV Online

 

Donas de Negócio - 2 anos ou mais no trabalho atual - GIV Online

As donas de negócio geralmente não possuem sócios e trabalham mais em suas lojas e próprias casas. 

Donas de Negócio não tem sócios ou pouco sócios - GIV Online

 

mulheres Donas de Negócio trabalham no domicílio - GIV Online

No cenário dos Microempreendedores Individuais, as mulheres representam quase metade, com 47,6% e atuam no segmento da moda, beleza e alimentação.

MEI empresárias - Quase metade dos MEI são Mulheres - GIV Online

 

MEI empresárias - GIV Online

Viu só que legal o ganho de espaço nesse ramo comercial? E, claro que, não poderia faltar as histórias de algumas dessas mulheres que empreendem no nosso país. Vou te contar, tudinho. Inspire-se!

 

Elas nos inspiram

Empreendedora aos 22 anos, Sabrina Lisboa é dona da Dedim de Moça há menos de um ano. Ela trabalha no ramo de alimentos, fazendo lindos e saborosos doces, assim como o famoso bolo de pote. 

Sabrina optou por trabalhar por conta própria, depois de já ter emprego com carteira assinada. 

“Apesar das dificuldades que todo começo tem, para mim foi maravilhoso, algo libertador, me fez sair do comodismo e ver que existe um mundo diferente. Acho que o maior desafio foi lidar com a inexperiência em relação a tudo: Técnicas, publicação, divulgação, precificação dos produtos e lidar com as pessoasmas começar a trabalhar com aquilo que sempre amei e ter o reconhecimento das pessoas ao longo do tempo, fez cada dia mais me apaixonar pelo que faço”, contou.  

Sabrina também falou da importância da mulher neste cenário. “Nós mulheres temos capacidades ilimitadas e podemos chegar muito além do que até mesmo possamos imaginar, então por que não tentar? Me tornei empreendedora por amor ao que faço, por poder adoçar de certa forma a vida das pessoas. Sabe quando você se sente satisfeita e feliz com algo? É assim que me sinto quando cozinho”, explicou.

A empreendedora deixou dicas para quem está querendo iniciar. “Invista no seu sonho e dê o primeiro passo, sem dar o primeiro passo nada acontece. Coloque Deus na frente e siga sempre em frente, dando um passo de cada vez, sem passar por cima de ninguém. Ser humilde, saber escutar e corrigir os erros, estar sempre atualizado, ser gentil com todos os clientes (isso é de lei), peça ajuda se for necessário”, afirmou Sabrina.

Dedim de Moça  - GIV Online

Outro exemplo de empreendedorismo feminino é a proprietária da Bertolina Sapatos, Solange Antunes de 33 anos, que tem a loja localizada na cidade de Poá em São Paulo. Ela também atua como gerente em uma empresa e concilia as duas funções.

“É uma tarefa muito complexa, que envolve muito amor e dedicação pelo que faço, tanto na área que atuo como gestora, e no meu próprio negócio. A melhor forma de administrar a rotina, é fazer sempre um planejamento antecipado de tudo que precisa ser entregue dentro dos prazos estipulados”, revelou.

Mesmo com a rotina planejada, Solange conta que precisa superar alguns obstáculos no seu novo negócio. “Os desafios são diversos, tanto no ambiente interno, como externo do negócio, mas é preciso ter foco, e determinação para vencê-los.  Antes de iniciar um negócio, é importante fazer um planejamento, e mensurar quais serão os investimentos iniciais, e se possível for, realizar testes antes de formalizá-lo, para saber se seus produtos/serviços serão aceitos pelo público alvo, e quais os ajustes necessários para ativar o seu negócio”, explicou.

Para ela, a mulher é muito importante para o ramo empreendedor. “A mulher tem um papel fundamental, pois, ela possui uma visão abrangente e consegue ter o dinamismo necessário para lidar com as adversidades do empreendedorismo!”, concluiu.

Bertolina Sapatos - GIV Online

 

Assim como Sabrina, a dona do Ateliê Encantati, Tatiane Vieira, também saiu do trabalho com carteira assinada e hoje faz itens de decoração para festas há dois anos.

“Com a chegada do meu filho, passei a trabalhar home office. Pouco mais de 4 meses depois, a empresa que eu trabalhava encerrou as atividades. Então, por consequência, cuidei do meu filho e investi mais tempo fazendo o que eu realmente gosto”, contou.

Com seu filho para cuidar, Tati teve que administrar a sua rotina. “ O desafio foi conciliar o meu tempo. Minha prioridade era cuidar do meu bebê. Quando ele dormia, eu trabalhava todo dia de madrugada. Meu maior desafio, foi investir o meu tempo fazendo algo que eu amo”, completou.

Para ela, a mulher empreendedora consegue conciliar tarefas do dia a dia. “A mulher empreendedora deseja cuidar da sua família. Deseja investir seu tempo no que ela acredita. A mulher tem se mostrado mais confiante do que nunca. Tem provado que ela pode ser o que ela sonha e acredita. Nos tempos modernos, ela também pode ser empreendedora, pode ser mãe e esposa”, 

Tati ainda comenta o motivo de ser empreendedora. “Me tornei empreendedora, porque desejava fazer o que eu realmente amo e priorizando estar perto do meu filho. Tenho trabalhado muito para isso acontecer. Para você que está iniciando, tenha consciência de onde deseja chegar. Sonhe, estude, busque por ferramentas que te ajude. Trabalhe bastante. O resultado chega. Quem acredita sempre alcança”, finalizou.

Ateliê Encantati - GIV Online

Simone Almeida tem 47 anos e criou o Ateliê Cantinho da Inspiração. Começou há 8 anos e faz pachwork, com confecções de bonecas. Assim como muitas mulheres, Simone ainda está no mercado tradicional como enfermeira e concilia seu tempo com sua função de artesã.

“Na parte da manhã eu trabalho externo e na parte da tarde eu trabalho na residência, onde eu costuro, faço as bonecas e as entregas. Mas, é desafiador, pois a gente tem casa, filhos e é na parte da tarde que eu faço a maioria dos meus trabalhos. Eu sempre trabalhei com artesanato e como não é algo fixo, a gente acaba procurando outro serviço fora. Com o tempo eu pretendo me dedicar só ao artesanato e deixar o trabalho externo”, relatou.

A artesã também avaliou o papel da mulher no empreendedorismo. “É importante para a mulher ter a sua liberdade, em seu profissional, em sua autoestima e também ajudar financeiramente, pois é difícil apenas uma pessoa sustentando o lar, nos dias de hoje. A gente pode! Tudo que a gente sonha, é só querer”, afirmou.

Simone deixou algumas dicas para quem vai começar um negócio. “Eu sempre incentivo as minhas amigas do serviço, a ter um serviço paralelo. Não só para gente se distrair, mas para termos uma atividade totalmente diferente do que fazemos. Tem pessoas que ainda não se encontraram no que gostam de fazer, mas há alguma coisa que você goste no fundo, é só tentar fazer, ter dedicação, comprometimento e qualidade nos produtos”, opinou.

Ateliê Cantinho da Inspiração - GIV Online

Consultora independente de uma marca de cosméticos, Verônica Gomes, de 48 anos, atua no ramo há 3 meses e decidiu se tornar empreendedora após 15 anos fora do mercado de trabalho.

“Eu saí do meu emprego por decisão minha e não quis mais trabalhar fora. Hoje, depois de praticamente 15 anos fora do mercado, sou casada e mãe. Percebi que ser esposa, mãe e dona de casa não fazia mais eu me sentir plena e vi que precisava fazer algo por mim, pensando em mim como indivíduo. Estou me adaptando ainda a nova rotina e tenho crescido como pessoa e profissional, e isso não exclui minhas outras funções que citei acima. Isso eleva a minha autoestima e me ajuda a acreditar em todo potencial que ainda tenho para explorar aos 48 anos de idade”, explicou.

Para Verônica, a idade com que se tornou empreendedora é desafiador. “Um desafio é começar do zero, quando muitas consultoras já têm anos de mercado, com a metade da sua idade e não deixar que isso me abale em nenhum aspecto e isso envolve a autoestima e o autoconhecimento. Para quem vai iniciar faça uma auto avaliação, tenha claro quais são os seus sonhos ainda não realizados, saiba o que realmente te impede de fazer o que deseja. Muitas vezes desistimos antes mesmo de começar, porque damos ouvidos a pensamentos de culpa, autocomiseração ou outras crenças limitantes”, comentou.

Para ela, ser uma mulher empreendedora é inspirar as outras. “É importante motivar outras mulheres que não estão felizes nos papéis que desempenham hoje, por não terem coragem de ousar em realizar novos sonhos, independentemente da idade ou condição financeira”, encerrou.

Marca de Cosméticos - GIV Online

Essas mulheres são exemplos para quem quer se tornar uma mulher empreendedora, mas o que precisa para iniciar? Abaixo, deixei algumas dicas. Olha só!

 

Dicas para quem está iniciando

Iniciar um comércio do zero é desafiador, principalmente para conquistar clientes para o seu novo negócio. Confira os itens gráficos que não podem faltar para você que está começando!

Adesivo:

Os adesivos são muito utilizados para os comércios do ramo alimentício, para colocar datas de validade ou rotular as embalagens. A vantagem é que, por ser adesivo, a aplicação é facilitada.

Brindes:

É sempre muito bom agradar os clientes com algum mimo e tem várias opções para você presentear seus parceiros, como: canecaabridor de garrafaagendacanetasímã de geladeirasqueeze, entre outros. O mais legal é que você pode escolher algo que identifique sua marca ou serviço.

Carimbo:

O carimbo é compacto e fácil de usar. Você pode personalizar com informações importantes do estabelecimento e transferir elas para o papel de uma forma mais fácil e rápida.

Cartão de Visita:

A primeira impressão é a que fica e investir em um bom material para apresentar ao seu cliente é essencial. O cartão de visita é excelente para você entregar os seus contatos e sempre ser lembrado pelo serviço que oferece. Ele possui medidas variadas, cortes e coberturas diferentes, podendo ser com laminação fosca, verniz totalverniz localizadohot stamping e até laminação holográfica. Este produto, com certeza, não pode faltar na sua lista.

Cartão Fidelidade:

O cartão fidelidade é uma forma de você manter o seu cliente por perto. Funciona assim: cada vez que seu cliente fizer algum serviço com você, ele recebe um selo, ao completar todos os espaços do cartão fidelidade, ele recebe um brinde; pode ser um serviço gratuito, por exemplo. Os clientes amam!

Faixa:

A faixa é uma forma de sinalizar seu comércio e mostrar as pessoas que passam por ele que você está ali. Se caso precisarem, já sabem onde te encontrar.

Folheto:

O folheto é um material de divulgação e você pode personalizar com os principais serviços, endereço, telefone e alguma imagem que ilustre o que está dizendo no informativo. É perfeito para se tornar mais conhecido e conquistar um cliente, já que é prático e objetivo. Distribua os folhetos em locais estratégicos para captar melhor o seu público.

Sacola:

A sacola também é um ótimo produto para divulgar a sua marca e assim mostrar às pessoas o poder que uma boa identidade visual traz. Personalize e atraia mais clientes.

Tag:

É ótima para pendurar em peças de roupas e também em embalagens de doces. E ainda dá para divulgar a sua marca e deixar ela mais conhecida. Incrível!

Ótimas dicas para divulgar e aumentar as vendas!

 

Sites que são voltados para auxílio a estas mulheres

Para um bom início de negócio, também há outras ferramentas que podem auxiliar, assim como palestras e programas, dentre eles estão a Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil, o site Mulheres EmpreendedorasSebrae e Rede Mulher Empreendedora.

Todos esses sites possuem dicas de como montar, administrar, empreender e ter resultados positivos ao longo dos anos. Além disso, mostram os eventos que vão acontecer com palestras sobre o assunto e também programas para você se inscrever e adquirir mais conhecimento sobre o mundo dos negócios. É bem completo, vale a pena conferir!

Agora que você já tem o embasamento de como conquistar mais espaço no mercado de trabalho, arrase e seja incrível em tudo o que faz.

Ah, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, hein.

Um abraço!

Até a próxima. 

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