O que é Social Commerce e como aplicar essa estratégia?
Descubra o que é Social Commerce e como aplicar esse modelo de negócio?
Você já ouviu falar em Social Commerce?
Esse termo em inglês significa “Comércio Social”. O Social Commerce é uma forma de unir as atividades de compra do consumidor em uma plataforma online ao mesmo tempo em que interage com outros consumidores, usando elementos das redes sociais. Ou seja, é uma integração entre e-commerce e redes sociais.
Uma pesquisa feita pela PwC Brasil mostra que o Social Commerce tem impactado muito nas decisões de compras de 77% dos consumidores, assumindo um papel cada vez mais importante na jornada do cliente.
O Social Commerce vai muito além de simplesmente vender um produto. Mas, trata-se de disponibilizar ferramentas para interagir socialmente, compartilhando a sua experiência de compra.
Confira as principais características do Social Commerce
Avaliações e Comentários para ajudar na decisão de compra de futuros clientes que pretendem adquirir o mesmo produto ou solicitar o mesmo serviço. Baseado na experiência de compra de outros consumidores pode ser um fator determinante para fechar um negócio (ou não), pois os comentários e avaliações, desde que positivos, geram credibilidade e autoridade no segmento. Isso é chamado de prova social e é muito importante para a marca ganhar boa reputação e confiança de quem deseja comprar o produto pela primeira vez.
Compartilhamento de ofertas, cupons de descontos ou lançamentos via redes sociais com familiares e amigos. Até porque, nada melhor do que a tal chamada propaganda boca a boca, um marketing espontâneo que obtém o maior alcance de pessoas.
Influenciadores: exercem um papel fundamental nas redes sociais, capazes de promover produtos e serviços para seus seguidores e assim, influenciá-los na decisão de compra.
Recomendações personalizadas: as plataformas de social commerce usam algoritmos para analisar interesses e comportamentos dos usuários. Sendo assim, recomenda-se produtos com base nas preferências individuais.
Integração com lojas online: algumas plataformas, como o WhatsApp, por exemplo, já permitem que os usuários façam compras diretamente no próprio aplicativo.
Quais os benefícios do Social Commerce?
Visibilidade - as redes sociais permitem um alcance maior do público. Isso faz com que a marca fique memorizada na mente do consumidor.
Autoridade - principalmente quando há um produto de qualidade e estratégia adequada. Quanto mais mencionado o nome da sua marca nas redes de forma positiva, mais confiança gera aos consumidores.
Proximidade - outro benefício do Social Commerce, é gerar humanização entre a marca e o cliente, gerando mais espontaneidade na interação, aumento de tráfego, engajamento e até mesmo de fidelização.
Empoderamento - o cliente quando ganha voz, ele ganha empoderamento não só no processo de compra, mas no compartilhamento de suas experiências.
Como aplicar estratégias de Social Commerce?
Mantenha sua marca conectada nas redes sociais
Escolha o canal que mais faz sentido para o seu público-alvo e crie conteúdos de qualidade de forma que gere interesse, interação e engajamento.
Responda as mensagens
Todas as mensagens, sem exceção, devem ser respondidas em um curto espaço de tempo. Isso mostra que você está comprometido com o seu cliente e aumenta ainda mais a sua boa reputação.
Incentive fazer avaliações
Isso vale tanto para a avaliação do produto, quanto para avaliação do atendimento da loja e a experiência de compra como um todo. É comum ver o campo de avaliações e comentários em e-commerces e marketplaces, e essa prova social é determinante para muitos clientes que preferem conferir antes de ir para o carrinho de compras, os depoimentos de outras pessoas.
Faça parcerias com Influencers
Feche parcerias com influenciadores que tenham relevância nas redes e que tenham um público que sejam suas personas. Dependendo do contrato que você fechar, os influencers podem fazer transmissões ao vivo ou posts e stories patrocinados, com a chance de demonstrar seu produto, oferecer descontos exclusivos e, assim, atrair novos clientes por meio de compras por impulso.
Agora que você aprendeu sobre Social Commerce, acesse o site da GIV Online, a gráfica online que personaliza mais de 20 mil produtos dentre brindes e impressos, e compartilhe conosco a sua experiência de compra com a gente, deixando a sua avaliação e comentário na página do produto e compartilhando nas redes sociais. Acesse já!

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