Photoshop: os 5 erros mais comuns e como evitá-los

Photoshop: os 5 erros mais comuns e como evitá-los

O universo do design gráfico conta com grandes astros, um deles é o Photoshop! Uma ferramenta essencial para criação ou edição de projetos de design.

O universo do design gráfico conta com grandes astros, um deles é o Photoshop! 


Uma ferramenta essencial para criação ou edição de projetos de design. Suas utilidades vão desde a adequação de uma imagem para determinada mídia, até a criação de layouts. Mas por excesso de confiança ou falta de prudência, às vezes acabamos cometendo erros sem nem mesmo perceber.

Hoje, separamos para você 5 dos principais erros cometidos ao usar o Photoshop e como evitá-los. Confira:


  • Não salvar frequentemente seus arquivos


O processo de edição ou criação é bem complicado, e quando se lida com ele é preciso ter a garantia de que tudo vai sair perfeito, não é mesmo? Mas por incrível que pareça, muitas das pessoas possuem o hábito de não salvar constantemente as alterações que fazem no projeto e isso pode ser perigoso, já que, uma simples queda de energia pode fazer todo seu trabalho ir para o espaço!

Garanta a qualidade do seu trabalho e evite o perigo: salvar alterações frequentemente colabora para que você não tenha que retomar seu projeto de pontos anteriores tantas vezes assim.


  • Não criar atalhos para facilitar seu trabalho


Tenho certeza que já ouviu a expressão “tempo é dinheiro”. Então porque não fazer algo que ajude a poupar o seu e te ajude a ser mais produtivo?

A ferramenta de atalhos no Photoshop pode ajudar para que agilize seu trabalho de forma simples. Os atalhos nada mais são do que combinações que geram um comando a partir do seu teclado. Por exemplo: para mesclar camadas visíveis, você pode usar Cmd + Shift + E (no MAC) ou Ctrl + Shift + E (no Windows).


  • Usar correções e filtros de forma exagerada


A naturalidade e aproximação da realidade é o melhor para se fazer. Caso a sua produção exija fotos, encontre ou faça a foto ideal e evite colocar filtros e correções demais. Ao invés de aproximar o seu público, ele se afasta e desenvolve uma imagem “exagerada” ou “artificial” perante seu negócio.


  • Fazer alterações permanentes


Muitas vezes, ao precisar mudar algo na sua imagem a primeira coisa que vem em mente é a famosa borracha, mas ela nem sempre é a melhor opção. Opte por máscaras de camada, dessa forma, você garantirá a possibilidade de voltar atrás com sua alteração de maneira mais simples e rápida.


  • Não procurar avaliação de outros profissionais


Um erro comum é pensar que uma única avaliação é suficiente para analisar a produção, mas a verdade é que todo projeto quando olhado por mais de uma perspectiva possui maior chance de acerto. Erros imperceptíveis para um, se tornam notáveis para o outro e isso colabora para uma perfeita validação do resultado.

E aí, gostou? Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários!

;