Psicologia das cores: saiba como utilizar no design e em campanhas publicitárias

Psicologia das cores: saiba como utilizar no design e em campanhas publicitárias

Veja como cada cor trabalha no psicológico das pessoas.

Engana-se aquele que pensa que as cores não induzem no resultado de alguma peça gráfica ou em uma campanha publicitária. Elas influenciam diretamente no psicológico das pessoas e permitem a elas sentirem sensações e estímulos para fechar um negócio.

Por isso, é preciso saber como cada cor trabalha na mente das pessoas, já que, cada uma delas possui um significado diferente e também agem de formas distintas no cérebro.

Segundo uma pesquisa realizada por Neil Patel, da Quick Sprout, a cor influencia 85% na decisão de compra de algum produto específico. Então, está claro que, uma escolha assertiva da cor, geram ótimos resultados, ou alguma opção errada pode impedir o alcance do objetivo traçado para aquela campanha.

Você que é designer e trabalha diretamente na criação de artes para propagandas, precisa se atentar e escolher as cores certas para que sua peça gráfica fique de acordo com a identidade visual da empresa, que converse com os demais elementos do arquivo e principalmente com o seu público. 

Veja só as características de cada uma delas:

Azul: é uma das cores favoritas para ser utilizada em logotipo de marcas ou em peças gráficas de uma campanha, já que ela traz a sensação de conquista e sucesso para quem está olhando, além de estimular a criatividade. Tranquilidade, confiança, limpeza, harmonia, segurança, verdade, calma e estabilidade, são outras sensações que o azul permite ao ser humano.

Exemplo de marcas que utilizam essa cor: Samsung, Nokia, Intel, Dell, Ford, Unilever e Facebook.

Vermelho: essa cor é muito utilizada para estimular a fome, por exemplo, Mc Donald’s e Coca-Cola, ou simbolizar algum sentimento, assim como a paixão. Outros sentimentos abordados com essa cor são: perigo, calor, força, energia, ira, raiva, desejo, velocidade, poder, amor e raiva.

Exemplos de marcas que utilizam essa cor: ESPM, Santander, Canon, Puma, Youtube, CNN e Toyota.

Rosa: o rosa é muito visto no universo feminino e infantil, pois traz a sensação de delicadeza e inocência. Em tons mais escuros, pode chamar a atenção das pessoas que buscam inovação e características diferentes. Sensações como: felicidade, romantismo, leveza, feminilidade, charme e brincadeira, também são representados pela cor rosa.

Exemplos de marcas que utilizam essa cor: Barbie, Marisa, Avon, Victoria’s Secret e Cosmopolitan.

Verde: cor muito relacionada à natureza e ao meio ambiente, o verde também dá sensação de frescor, harmonia e equilíbrio. Outras sensações que essa cor traz é esperança, renovação, vigor, perseverança, generosidade, autoconsciência, imutabilidade e fertilidade.

Exemplos de marcas que utilizam essa cor: Lacoste, Subway, Tictac, Spotify, Consul, Starbucks e Heineken.

Marrom: muito utilizado em anúncios de produtos orgânicos e empresas com segmento de design de interiores, o marrom é associado à natureza, sofisticação e seriedade. O marrom também causa conforto, resistência, ar livre, confiabilidade, simplicidade e estabilidade.

Exemplos de marcas que utilizam essa cor: Magnum, Pilão, Cacau Show, M&Ms, Hershey’s e Nespresso.

Laranja: entusiasmo, vibração, equilíbrio, calor e extravagância são algumas sensações que o laranja traz. Chama a atenção de quem está olhando o anúncio e deixa uma sensação de energia, criatividade e ânimo.

Exemplos de marcas que utilizam essa cor: TNT, Amazon, Master Card, Fanta, Nick e Orange.

Preto: cor associada à força e elegância, é uma cor neutra também muito utilizada. Traz a sensação de mistério, curiosidade e até mesmo reflete em alguma memória emocional. Também traz sensação de poder, sexualidade, riqueza, elegância, mistério, estilo, profundidade e remorso.

Exemplos de marcas que utilizam essa cor: Adidas, Nike, Louis Vuitton, Citizen e Chanel.

Branco: é considerada uma cor que traz tranquilidade, organização e capaz de dar a impressão de luminosidade. Limpeza, paz, nascimento, juventude, neve, frio, nascimento e casamento, são outros pontos que podem ser explorados com a cor branca.

Exemplos de marcas que utilizam essa cor como contrastes:
Facebook, Whiskas, Mastercard, Milka, Cornetto e Tictac.

Roxo: capaz de estimular a imaginação e a criatividade, a cor roxa é vista como símbolo da realeza e da nobreza. Também traz sensações de mistério, erotismo, conhecimento, sensibilidade, transformação, crueldade, intimidade e espiritualidade.

Exemplos de marcas que utilizam essa cor: VIVO, Yahoo, Hallmark, Taco Bell e Fedex.

Amarelo: o amarelo também é uma cor que estimula o apetite, muito utilizada junto ao vermelho. Traz a ideia de otimismo, concentração e alerta para situações que exigem cuidado. Essa cor também dá a sensação nas pessoas de alegria, idealismo, relaxamento, claridade, desonestidade, imaginação, inveja, engano e felicidade.

Exemplos de marcas que utilizam essa cor: GIV Online, Habib’s, Shell, Nikon, Ferrari, Hertz e Goodyear.

Viu só quantos significados e sentimentos uma única cor pode causar em uma pessoa? Ah e para te ajudar na escolha correta de cada uma, há ferramentas disponíveis para utilizar nesse processo, sendo o ColorZillaAdobe KulerColourCode e Color Scheme Designer.

Agora que você já entende como utilizar as cores, monte a arte perfeita para seu cliente e boas compras!

E não se esqueça de compartilhar, hein! Até a próxima.

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