Qual é o verdadeiro significado da Páscoa?

Qual é o verdadeiro significado da Páscoa?

Descubra a origem da Páscoa, aqui, na GIV Online! 

A Páscoa é uma celebração cristã, de origem judaica, em memória à crucificação e à ressurreição de Jesus Cristo. No Brasil, todo ano é celebrada em datas diferentes. Neste ano, a Páscoa cai no dia 09 de abril, 2º domingo do mês e é considerado um feriado nacional.


E você sabia que foi a Igreja Católica que definiu os critérios da escolha da data? Sim, foi através de Concílio de Niceia, no século IV d.C, que definiu a data de comemoração, tendo em vista que foi por intermédio da morte e ressurreição de Cristo que a humanidade teve a remissão dos pecados, e assim, foi manifesto o poder de Deus.

 


Só que o curioso é que a Páscoa celebrada no cristianismo é uma ressignificação da festa judaica, chamada Pessach, cujo significado é “Passagem”, o qual remete à libertação dos hebreus da escravidão de Faraó, no Egito, ao passar o anjo da morte. 

Na comemoração judaica, o Pessach ou Páscoa Judaica, também é conhecido como Festa da Libertação. Olha só que interessante… 

A história conta que havia um povo hebreu que era escravizado pelo Faraó no Egito. Sendo assim, Deus decide lançar uma praga para convencer Faraó a libertar os hebreus da escravidão. Só que Faraó concordava em libertar o povo, e logo em seguida, voltava atrás de sua decisão. E assim, cada vez que Faraó resistia, Deus enviava uma praga diferente. Até que, ao chegar na 10ª praga, Deus ordenou a morte de todos os primogênitos dos egípcios, inclusive, o filho de Faraó. 



Foi ordenado que marcasse as portas com o sangue de um cordeiro, e assim, somente as casas que tinham essa marca, iriam escapar do anjo da morte. Então, foi assim que, finalmente, Faraó resolve libertar os hebreus. E foi por isso que a libertação do povo, passando pelo Mar Vermelho rumo à Israel, foi chamada de Pessach, Festa da Libertação ou Páscoa. 


Já no catolicismo, os fiéis celebram a quaresma, que é um período de 40 dias de penitência, dias esses que antecedem à Páscoa. E, na última semana que antecede a Páscoa, os católicos comemoram a Semana Santa, que inicia em um domingo, chamado Domingo de Ramos. Assim, eles refletem os passos de Jesus, além da morte e ressurreição. 



Segundo dados históricos, foi na Quinta-feira Santa que aconteceu a última ceia, marcada pelo Lava-Pés dos seus discípulos e o momento em que Jesus foi preso. Já a Sexta-feira Santa é marcada pela hora em que Jesus é torturado e morto na cruz, chamada de Paixão de Cristo.  

 

Para a Igreja Católica, o Sábado de Aleluia é a fase do luto e, finalmente, o Domingo de Páscoa é quando Jesus ressuscita dentre os mortos. 



Tá, mas afinal, qual o significado do ovo de chocolate e o coelho da Páscoa

O ovo de chocolate só surgiu no século XVIII através dos confeiteiros franceses. Eles costumavam, inclusive, rechear os ovos com alguns bombons. Lembra muito os dias de hoje, né? Só que na época, o chocolate era extremamente caro, poucos tinham acesso a essa delícia! Mas, com o passar do tempo, o consumo passou a ser mais acessível. Ainda bem, né? ?



Ah, e você sabia que a representação da Páscoa com o uso do “ovo” e do “coelho” é porque para alguns, o coelho e o ovo simbolizam renascimento e vida? Sim!!! Mas, talvez você se pergunte: - O coelho não bota ovo, né? Realmente, não! Só que o coelho é um mamífero que pode gerar de 4 a 8 filhotes por ano, e de 8 a 10 coelhos por ninhada. Então, você há de concordar comigo que ele é bem apto para gerar muitas vidas, né? Além disso, ele é visto como o primeiro animal a sair da toca após o inverno. Logo, dá a ideia de um renascimento. Interessante, né?



E uma grande curiosidade, historicamente falando, era que a tradição “raiz” de verdade, era de se usar um “ovo de galinha cozido” para presentear na Páscoa. Alguns acreditam que essa ideia surgiu no Antigo Egito, na Pérsia, entre algumas tribos germânicas. Mas, há quem defenda que essa cultura pertencia ao povo da região do Mediterrâneo, Leste Europeu e do Oriente. Dessa você sabia? 



Pois é! E olha que legal… Durante a primavera, período marcado por muitas festividades nessas regiões que eu acabei de te falar, os ovos eram cozidos e pintados com temas que remetessem à colheita das grandes plantações.  


A ideia era expressar esperança de fertilidade do solo para garantir uma boa colheita na época certa, sendo representado assim, pela troca de ovos de galinha pintados à mão! Ual!!! Ah, e com o passar do tempo, essa tradição foi só se espalhando… Pra você ter ideia, os cristãos passaram a desenhar figuras de Jesus e Maria nos ovos para lembrar a Páscoa. 



Ufa! Viu só, quanta história pra contar? Seja lenda ou realidade, o importante mesmo é que a Páscoa é uma data recheada de doces surpresas para comemorar com a criançada e com toda a família! Então, prepare-se para deixar a Páscoa 2023 mais animada do que nunca! A galera vai amar! Até a próxima! 

<

Atenção Revendedores! 

O Sr. Giv separou alguns produtos que podem facilmente fazer parte do seu catálogo nessa data tão mágica e lucrativa.

Aumente seu faturamento com os impressos mais do que perfeitos para a páscoa 2023.


Impressos para revendedores!

Economize e lucre muuuito mais com a Gráfica Giv Online, todo mês muita novidade para você. 
Diversos produtos para você encantar e fidelizar seu cliente.

Veja também↓

;