Saiba como ter inspirações para criar

Entenda como buscar referências para esse momento que requer muita criatividade.

O mundo do design gráfico é repleto de ideias, criatividade e imaginação. Mas há um fator essencial quando o assunto é criação: a busca por referências! Ter algo em que possa se inspirar, traz mais conforto e segurança na hora de montar um layout, além de otimizar o seu tempo de trabalho, o que é ótimo!

Pare pra pensar… uma coisa só é criada a partir de outra já existente. Quer ver, vou te dar um exemplo: o avião foi pensado devido ao vôo dos pássaros e só a partir desse fato que protótipos foram feitos e melhorados a cada versão, até dar certo.

Essa situação não é diferente na criação de arte. Isso porque, todas as pessoas apenas conseguem criar a partir de coisas que elas já conhecem. Então, uma referência pode ser de algo que você já tenha visto e que já tenha sido criado por alguém. Interessante, né?! Mas, há algumas maneiras já conhecidas nessa busca por referência, que são: intencionais e direcionadas, além do consumo despreocupado. 

As buscas intencionadas e direcionadas são aquelas em que você já tem em mente o que deseja e precisa encontrar uma solução para isso. Elas podem ser descritivas, ou seja, você busca por referências para o que precisa desenvolver. Um exemplo claro seria o cartão de visita. Imagina, você foi contratado para criar um layout para este produto, então a solução é pesquisar por modelos de outros cartões de visita para se inspirar e melhorar a ideia inicial, alinhado ao objetivo do seu cliente ou ver o que já tem no mercado para fazer algo mais original.

Também, dentro das buscas intencionadas e direcionadas, há a referência contextual, que é caracterizada por informações que remetem ao humor e identidade do seu projeto. Neste caso, muitas pessoas utilizam os moodboard e painéis semânticos, que ajudam muito.

Já o consumo despreocupado é definido por elementos que ficam na sua memória e você não se dá conta de que eles podem te ajudar no momento da criação, ou seja, essa referência é conhecida como repertório. Você tem na sua imaginação algo que você já viu em algum lugar e que pode se lembrar a qualquer momento para fazer um projeto. É incrível.

Mas, afinal, onde você pode buscar por essas referências? Há muitos sites em que você pode se inspirar e ter ideias. Uma grande ajuda pode ser dada pelo Google, que te mostra milhares de opções em relação ao assunto buscado.

Hoje em dia, para encontrar referências de cores, imagens, tipografia e logotipos, os designers utilizam muito as páginas do Pinterest, Behance, Pexels, Fontinuse, Freepik, Adobe Color, Pixabay, entre outras inspirações.

Mas, e quando o bloqueio criativo vem, o que fazer? O primeiro passo é entender e adquirir mais informações sobre o projeto que está fazendo. Estude a proposta e o objetivo dessa criação. Dessa forma, você conseguirá buscar por referências mais claras e precisas que poderão te ajudar neste processo. E, se você gosta de ouvir uma música, aposte nessa ideia que também é ótima!

Viu só como é importante buscar referências para criar? Agora que você já sabe, inspire-se e deixe a criatividade rolar nas suas artes.

Até a próxima

Receba promoções e novidades!!
Cadastre-se e tenha acesso a promoções, dicas e novidades exclusivas
Para sua maior segurança, atualizamos Politicas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando nele, entendemos que você está ciente e de acordo com elas.
Li e aceito as Politicas de Privacidade.