Saiba detalhes da culinária oriental

Saiba detalhes da culinária oriental

Veja quais ingredientes e pratos típicos de alguns países.

As comidas orientais causam algumas controvérsias entre os brasileiros. Há aqueles que amam de paixão, já outros que preferem outro segmento de culinária. Mas você tem que concordar que a cozinha oriental é muito diversificada e com muitas curiosidades em seus ingredientes e modos de preparo das receitas. Então, hoje vou te mostrar a história e como funciona o mundo da culinária em diferentes países.

A culinária oriental teve origem há mais de 3 mil anos e é muito conhecida por seus temperos, aromas e sabores. A fritura não é comum nestes países, pois priorizam preparos mais saudáveis, como: cozimentos, refogados e até mesmo cru. E, para falar das particularidades de cada país, vou começar pela mais famosa que é a culinária japonesa.

 

Culinária Japonesa

Para a sua construção, ela teve influência da China, já que são utilizados os hashis (palitos de madeira) e o molho shoyu. Além de ter traços do budismo, que defende uma alimentação com mais vegetais, que é o que o que acontece no país asiático. Ah, e claro que não pode faltar os tradicionais e queridinhos do país: os peixes. Eles são bem presentes dentro da culinária deste país oriental e fazem companhia para o arroz, que também é um dos alimentos preferidos dos japoneses. 

Então, os principais ingredientes para uma cozinha japonesa são: peixes, arroz japonês, macarrão, carnes, algas, soja, tofu, wasabi, saquê, vinagre de arroz e feijão azuki. E, entre as receitas mais conhecidas estão o tempurá, temakiyakisoba, sushi e sashimi. Estes pratos são facilmente encontrados em restaurantes japoneses aqui no Brasil.

 

Culinária Chinesa

Outro país oriental que tem uma culinária interessante é a China. Os chineses sempre buscam equilíbrios em suas refeições, com pratos variados e opostos. Por exemplo, se tem uma comida salgada, também tem que ter um prato doce ou se tiver uma receita fria, tem que ter outra refeição quente para acompanhar. Este é o famoso lema ying e yang.

Os pratos comuns na China são: macarrão no norte e arroz na região sul do país. Além desses dois alimentos, a cana-de-açúcar e as sopas com carnes apimentadas são os mais servidos. Os ingredientes utilizados nos preparos das receitas no país são: soja, gengibre, cogumelos, trigo e frutos do mar.

 

Culinária Tailandesa

Assim como a culinária japonesa, os tailandeses preparam pratos mais saudáveis, com frutas, legumes e vegetais. A diferença, é que neste país o arroz pode ser tanto cozido quanto frito, o que é bem diferente do que é visto no Brasil. Há também muitos ingredientes que são utilizados como temperos, assim como pimenta, coentro, capim cidreira, kaffir, alho, gengibre e limão.

Suas principais refeições são: fried rice ou kao pat (arroz frito com carnes),  kai yang (frango grelhado em um carvão) e o pad thai (macarrão de arroz frito com camarão, ovo, tofu e feijão).

Estes são alguns exemplos de cozinhas orientais e deu para perceber as variedades e as diferenças da culinária brasileira, não é mesmo?

Agora compartilhe essas curiosidades com aqueles amigos e familiares que são fãs de uma comida oriental.

Até a próxima.

;