Saiba tudo sobre Santinho Político

Saiba tudo sobre Santinho Político

Conheça as características deste impresso e conquiste muitos votos nesta eleição.

As eleições 2020 estão aí e neste ano serão eleitos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de cada cidade do Brasil. E, claro que, os candidatos precisam fazer uma boa campanha eleitoral para conseguir uma grande quantidade de votos e assim assumir o cargo. Pensando nisso, hoje vou falar sobre um material que é um dos principais utilizados para essa ação, que é o Santinho Político.

 

O que é Santinho Político?

O Santinho Político, ou também chamado de Santinho Eleitoral, é um material gráfico muito parecido com o folheto, em que, através dele, é feita a propaganda do candidato. Ele é muito visto durante na campanha eleitoral, devido as distribuições em massa e seu objetivo é atingir o máximo de pessoas possíveis para tornar o candidato mais conhecido. O que faz o Santinho ser tão popular é que é possível fazer uma tiragem muito alta, com o valor baixo, trazendo custo-benefício para a campanha.

 

Por que Santinho?

Ah! E lá vai uma curiosidade, hein. Este material é chamado de Santinho, pois possui o mesmo formato dos panfletos distribuídos nas igrejas católicas, com imagem de santos e também com alguma reza. Muito interessante!

 

Essencial para ter visibilidade

O design do Santinho Político tem que ser bem atrativo, para que as pessoas se interessem pelo informativo e pelas propostas apresentadas. Geralmente, ele pode ser personalizado nos dois lados e são trabalhadas as informações como nome, foto e número eleitoral em destaque, para ser lembrado facilmente. No caso dos Santinhos para vereadores, além de seu número, também pode ser feita a divulgação do prefeito, que está representando o partido ou coligação. Lembrando que também é preciso conter na arte, o CNPJ do candidato e da gráfica que produziu o Santinho.

 

Tamanho

A medida do Santinho é 70x100mm e impresso no papel couché de 90 gramas. Também há uma variação do Santinho, que é conhecido como Santão. Seu tamanho é 100x140mm, feito também na gramatura 90 do couché.

 

Estratégias de Divulgação

Divulgar é um dos passos mais importantes para obter sucesso na campanha eleitoral. Por isso, tem algumas dicas de como fazer essa propaganda:

Qual local?

O lugar de distribuição dos Santinhos influencia muito na quantidade de pessoas que serão atingidas. É preciso analisar bem o seu público e verificar onde e quando ele fica mais concentrado, para que tenha um resultado mais assertivo.

Quem faz a panfletagem?

Geralmente o candidato seleciona pessoas de confiança para ajudar na campanha e fazer a panfletagem. Esse é um ponto importante, já que é possível passar as informações com mais direcionamento e evita uma panfletagem incorreta com quantidade a mais para uma única pessoa ou desperdício, já que podem ser descartados, sem ser entregue e atingir o público.  

Como fazer parte?

Entre uma ação e outra, o candidato também pode fazer parte da distribuição dos Santinhos. É até legal e importante estar presente nestas ações, já que os eleitores podem conhecer o candidato pessoalmente e facilita a identificação nas propostas na hora de votar. O mais recomendado é fazer isso com os apoiadores da campanha e também em lugares estratégicos.

Quando distribuir? 

Em meio as campanhas eleitorais, também é preciso se atentar à legislação. Por isso, há algumas regras que precisam ser seguidas para não prejudicar a candidatura. Vou começar pela data limite da distribuição. Ela só pode ser feita até às 22 horas do dia anterior ao da eleição, que, neste ano, está prevista para acontecer no dia 4 de outubro, mas pode ter alterações por conta da pandemia da Covid-19. Também não pode entregar os Santinhos em locais públicos, assim como prefeitura, câmaras, secretarias, entre outros, além de lugares particulares com visitantes, por exemplo, shoppings e clubes.

 

Período da Campanha

A campanha política das eleições municipais de 2020 está prevista para ser iniciada no dia 16 de agosto e ir até às 22 horas do dia 03 de outubro. Dentre as ações que podem ser feitas neste período está a veiculação da propaganda na televisão e no rádio em horários determinados, comícios, distribuição de Santinhos, adesivo para vidro traseiro, placa residencial, jornal informativo, entre outras estratégias de marketing do candidato.

 

Clique aqui e confira todos os produtos da GIV Online para eleições.

 

Prontinho, agora você já sabe como fazer e utilizar um Santinho, faça uma boa Campanha e arrase na votação.

Compartilhe e até a próxima.

Um abraço.

;