Significados de 1x0, 1x1, 4x0, 4x1 e 4x4

Significados de 1x0, 1x1, 4x0, 4x1 e 4x4

Tem bônus no finalzinho, com 5x0, 5x1 e 5x5 também!

Qual é o significado de 1x0, 1x1, 4x0, 4x1 e 4x4, confira agora!

Você já percebeu que tudo é gráfica? Tudo o que imaginar, existe sempre um material gráfico impresso. E a graça de tudo isso são as cores, né? O designer gráfico capricha na criação, desenvolve um projeto TOP que deixa os clientes louquinhos pra receber o material impresso pra ver em mãos como ficou.


E, cada material que o cliente adquire tem suas especificações, seja de acabamentos, enobrecimentos, formatos, e até mesmo, o modelo de impressão de cores. E é justamente sobre isso que a Gráfica Online GIV vai falar. 


Já ouviu falar nos termos 1x0, 1x1, 4x0, 4x1 e 4x4 cores? Se você é um revendedor gráfico, talvez queira pegar uma aulinha com o Sr. GIV pra descobrir mais detalhes sobre esses termos. Se você é um designer gráfico iniciante, essa explicação é valiosa pra não se confundir na hora de fazer o fechamento do arquivo pra imprimir na gráfica online. Agora, se você é um designer gráfico veterano, é provável que já conheça bem essas nomenclaturas, né? Mas, mesmo assim, a GIV Online vai revelar algumas curiosidades pra você também! Aposto que você vai adorar! Então, vem comigo! 


1x0 cor


 


Esse termo se refere à impressão de materiais com o uso de uma cor primária, em preto ou tonalidades de cinza, com o verso sem impressão. Ou seja, já que o verso não tem impressão, ficará em branco, pois se trata da cor do papel e não uma aplicação de tinta, viu? Ah, e você costuma perceber claramente a personalização 1x0 em Papel Timbrado, Jogo Americano, Blocos e Recibos. Legal, né? 


1x1 cor



No caso do 1x1, é quando tem a impressão em preto ou tonalidades em cinza frente e verso do material. Ficha, Formulário, Livro, Blocos e Talões, são exemplos de materiais que têm a impressão 1x1. 


4x0 cores



Quando se fala em 4x0, é quando a impressão é colorida na frente e o verso sem impressão. As cores usadas para formar o 4x0, são as combinações das cores em CMYK (Cian, Magenta, Yellow e Black). Grande parte dos materiais feitos na GIV são usados no 4x0. Tem Cartão de Visita, Folheto, Adesivo, Banner, Envelope, e muito mais! 


4x1 cores



O 4x1 é quando se usa as cores no CMYK, com a impressão colorida na frente, e o verso em preto ou cinza, combinando até mesmo com a tonalidade branca que é do próprio papel. Pode ser usado o 4x1 cores na Tag, Cartão Fidelidade, Postal, Pasta e outros. 


4x4 cores


 

Já o 4x4 é quando fica colorido frente e verso, com o uso das cores em CMYK. E, pra ser colorido em ambos os lados, você costuma perceber nos Cartões de Visita, Catálogo, Folder, Capa de Carnê, Carteirinha de Vacinação para Pet Shop e vários outros! 


Ah, mas não acaba por aí, não! 


A GIV Online trouxe um bônus nessa explicação toda… Você conhece o 5x0, 5x1 e 5x5 cores? Então, continue comigo que vou te explicar! 


Primeiramente, é necessário que você entenda que neste caso, são usadas 5 cores, porque usa-se as cores em CMYK e a aplicação da tinta na cor branca no papel. Ou seja, neste caso, é tinta mesmo! 


- A impressão 5x0 cores é colorida na parte frontal, com as cores em CMYK + o branco e sem impressão no verso.


- O 5x1 é colorido na parte da frente + o branco e a aplicação de tinta preta no verso. 


- Já o 5x5 cores é colorido com as cores em CMYK, além da tinta branca na frente e no verso. Veja os exemplos abaixo:



E esse tipo de cor é usado em Adesivo para Troca de Óleo, um adesivo eletrostático que por não possuir cola, não mancha os vidros, e é excelente até mesmo para imprimir com o logo pra divulgar a identidade visual do estabelecimento automotivo. 


E aí? Gostou das explicações da GIV? Então, é hora de escolher o seu impresso, aqui, na GIV Online!

;