Sr. GIV explica: o que é briefing e como começa-lo

Sr. GIV explica: o que é briefing e como começa-lo

Todo planejamento realizado possui caminhos para seguir, e isso não seria diferente quando falamos de marketing, publicidade e design. Faça seu briefing

Todo planejamento realizado possui caminhos para seguir, e isso não seria diferente quando falamos de marketing, publicidade e design. Como de costume, irei explicar um conceito importante para você, designer gráfico. Vamos lá?

briefing, conceito comum encontrado em várias áreas da comunicação, é basicamente o desenvolvimento de um esqueleto de campanhas/projetos, e será construído por você a partir de informações disponibilizadas pelo seu cliente. É com a construção desse documento que os interessados alinham ideias e organizam dados que darão o direcionamento para o projeto começar.

É importante ressaltar que, dependendo do objetivo da campanha/projeto apresentado pelo interessado, a estrutura do briefing mudará. Mas, seguindo os padrões comuns, separei para você os elementos mais importantes que devem ser encontrados no mesmo. Confira:

  • Objetivo

O objetivo é a base de todas as atitudes e decisões que serão tomadas no desenvolvimento do trabalho. Sendo assim, escute seu cliente e entenda o que ele realmente quer, quem ele quer atingir e como ele imagina fazer isso.

Em casos de clientes que não possuem um plano estruturado, o ajude na construção de um, isso mostrará o quão envolvido e disposto você está de ajuda-lo. Lembre-se de sempre se aprofundar um pouco no universo do produto ou serviço que seu potencial cliente está para passar orientações que realmente façam sentido para o mesmo.

  • Prazos e orçamento

Apesar de muitas pessoas não gostem de tocar no assunto orçamento num primeiro momento, ter essa informação alinhada com o seu cliente permite que você saiba o que exatamente você pode desenvolver – mostrando a ele o que é possível ou não dentro do orçamento apresentado -, quanto tempo será gasto e como irá organizar sua fila de prioridades das entregas.

Não tenha medo de perguntar, seja transparente e mostre ao seu cliente a necessidade desta informação.

  • Público

Conhecer o público que receberá o produto é fundamental para pensar em elementos que irão compor o design, desde a mensagem até a cor e diagramação. Assim, pergunte para o seu cliente sobre a faixa etária, classe social e sexo que ele atende. Caso ele não saiba em específico, faça perguntas que o leve a descrever o público.

  • Concorrência

A concorrência, em todo tipo de negócio, é fundamental que seja entendida e acompanhada. É a partir disto que parâmetros são criados, podendo desenvolver um design e uma comunicação muito mais assertiva.

Assim, peça todas as informações e se possível, uma lista com os principais concorrentes diretos. Caso o cliente não consiga desenvolver, se proponha a analisar o mercado junto a ele e levante essas informações.

  • Obstáculos

Os obstáculos, ou objeções, precisam ser de seu conhecimento. Saber tudo que seu cliente gosta ou que não gosta é importante para que suas ideias e noções para o projeto não sejam totalmente diferentes e para que falhas possam ser corrigidas.

E agora que já conhece a composição de um briefing, tenha em mente que: informação nunca é demais! Pesquise, pergunte e organize, isso te pode otimizar seu tempo de trabalho.

E aí, gostou? Espero que eu tenha conseguido te ajudar, parceiro. Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!

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