Sr. GIV explica: o que é merchandising e quais são as dicas para aplicá-lo
Hoje vamos falar sobre merchandising, um dos conceitos do marketing que se refere, basicamente, ao planejamento de promoções e divulgações de um produto.
Hoje vamos falar sobre merchandising, um dos conceitos do marketing que se refere, basicamente, ao planejamento de promoções e divulgações de um produto.
E existem dois tipos de merchandising: o editorial (quando há referências a marca ou uso do produto em novelas, séries, filmes e etc) e o visual (quando há a organização visual de um ponto de venda para que os clientes se sintam mais atraídos a consumir).
E para que você saiba como aplicá-lo da melhor forma em seu ponto de venda, separei algumas dicas para você melhorar suas vendas e atrair novos clientes. Vamos lá?
1. A VITRINE É SEU CARTÃO DE VISITA
Ter uma vitrine informativa, organizada e criativa é o ponto inicial para o crescimento do seu negócio. É por ela o primeiro contato do cliente com a sua loja, devendo então ser acolhedora e atrativa.
2. ATINJA OS SENTIDOS
É importante envolver seu cliente de forma que ele sinta a necessidade e desejo de consumir de forma ainda mais aguçada. Uma maneira eficiente de conquistá-lo é dominando os sentidos dele (visão, tato, olfato e audição) com uma boa ambientação. Como por exemplo:
- Visão:
– Deixe seus preços e promoções no campo de visão dos clientes;
– Atente-se a disposição dos produtos para que eles sejam alcançados facilmente pelos olhos dos clientes;
– Crie movimentação em suas prateleiras (posicionando produtos com diferentes tamanhos lado a lado), isso atrai a atenção.
- Tato:
– Distribua seus produtos de forma que sejam facilmente alcançados pelos clientes.
- Olfato:
– O aroma do seu estabelecimento pode levar a sensação de conforto ao cliente, além de fazer com que você seja lembrado em outros momentos.
- Audição:
– A música do ambiente contribui para a construção da identidade da marca e para criar um ambiente aconchegante.
3. TENHA UMA EQUIPE PREPARADA
Ter profissionais a disposição dos clientes facilitam o processo de compra. Prepare-os para entender da marca, saber solucionar problemas e tirar dúvidas – isso pode evitar a desistência da compra -.
4. O ABASTECIMENTO É FUNDAMENTAL
Ter sempre todos os seus produtos no estoque é crucial para atrair e reter clientes, tendo sempre disponíveis os produtos procurados pelo público, aumentando então a satisfação.
5. USE TEMAS AO SEU FAVOR
Usar de temas populares e/ou criativos são meios interessantes para fazer a divulgação de novos produtos ou de uma promoção especial.
6. TRABALHE COM O CROSS-MERCHANDISING
O cross-merchandising é a técnica ideal para criar demanda aos produtos que estão “pegando poeira” no seu estoque! E existem duas maneiras de fazer isso, sendo eles:
- Organizar kits de venda: criar um contexto onde o produto mais vendido atraia a atenção para a necessidade do produto secundário e leve ao consumo de ambos;
- Aproximação: realocar os produtos secundários em prateleiras próximas aos produtos de alta procura. Isso indiretamente leva o consumidor a dedicar mais atenção a ele e, eventualmente, consumir.
E aí, gostou? Espero que tenha te ajudado! Deixe aqui embaixo suas dúvidas e comentários e até a próxima!