Sr. GIV explica: Princípio da proximidade

Sr. GIV explica: Princípio da proximidade

Quem nunca olhou para uma imagem ou peça gráfica e sentiu aquela sensação de “bagunça” ou, até mesmo, paz ao perceber que as figuras estavam organizadas?

Quem nunca olhou para uma imagem ou peça gráfica e sentiu aquela sensação de “bagunça” ou, até mesmo, paz ao perceber que as figuras estavam organizadas? Continue a leitura, pois irei explicar mais um conceito gráfico importante para o seu desenvolvimento como designer.    

Sabemos o quanto é necessário agrupar elementos relacionados em uma composição para não causar a sensação de desorganização.  Por isso, observe:

Os elementos que estão próximos criam uma ligação entre si, enquanto os que estão separados demonstram diferenças.

Com o exemplo acima, conseguimos perceber – sem muito esforço – as diferenças que nosso cérebro compreende nas informações. Quando agrupamos duas formas, elas ficam muito mais harmônicas, e isso facilita nossa compreensão quando relacionamos ambas as figuras.

Essa técnica vale para todo o tipo de impresso, do cartão de visita ao banner. Se as informações não estiverem alinhadas, dificultará a compreensão e leitura.

Como dica, recomendo que faça um teste aplicando o princípio da proximidade em tudo que estiver desenvolvendo e, até mesmo, ao realizar anotações pessoais, listas de compras e afins. Quanto presente em seu dia a dia, menor será a sua chance de cometer erros cruciais para a estética dos seus trabalhos. 

E aí, gostou do artigo? Deixe suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários e até a próxima!

;