Sr. GIV explica: Resolução de Imagem X Resolução de Saída

Sr. GIV explica: Resolução de Imagem X Resolução de Saída

Saber as configurações para deixar tudo em uma bela resolução de imagem, tanto nas telas de seus dispositivos, quanto no momento da impressão.

Eu tenho certeza que você, como designer gráfico, lida diariamente com ilustrações e imagens. E saber as configurações para deixar tudo em uma bela resolução, tanto nas telas de seus dispositivos, quanto no momento da impressão, nem sempre é algo fácil não é mesmo?

Diferente do que muitas pessoas fizeram você acreditar, hoje vim te explicar a diferença entre resolução de imagem e resolução de saída, e mostrar que isso não é um bicho de sete cabeças. Então vamos lá!

resolução de imagem é, basicamente, a capacidade de exposição de detalhes nas imagens, a qualidade dela. Ela é definida pela quantidade de pixels exibidos por polegadas – sendo então, definida pela equação quantidade de pixel na altura X quantidade de pixel na largura da imagem = resolução de imagem.

resolução de imagem começa a ser pensada já na fase inicial do projeto! Além disso, é importante saber que a resolução da imagem não pode ser modificada, já que é definida no momento em que é feito o clique ou desenhada (em caso de ilustração).

Agora, quando falamos de resolução de saída pensamos na quantidade de pixels que um dispositivo pode reproduzir em uma determinada área. Mas, falando de forma geral e mais objetiva, seria a quantidade de pixels que sua imagem deve ter no final do processo, quando enviada para impressão.

É no momento que você começa a definir onde aquela imagem será reproduzida e/ou impressa, já que, cada dispositivo pede uma densidade de pixels diferente (ou seja, cada dispositivo tem um tamanho de pixel. Logo, quanto menores forem, maior a densidade; quanto maiores forem, menor a densidade. Uma imagem reproduzida na tela de um celular terá muito mais densidade do que a imagem de uma TV).

Além disso, ao pensar na resolução de saída é importante considerar o equipamento em que você vai imprimir, a distância em que o consumidor ficará do produto (Outdoor: visto de longe, logo, tem menos necessidade de uma boa resolução; Folheto: visto de perto, logo, necessita de melhor qualidade) e muitos outros fatores, como por exemplo, o tipo de papel que você usará para realizar a impressão.

E caso não saiba como consultar esses dados, é só dar uma olhada nas “propriedades de imagem”, ou usar do Ctrl + Alt + i no Photoshop. Agora ficará bem mais fácil organizar seus projetos, não?

E aí, gostou? Espero que eu tenha conseguido te ajudar! Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários. Até a próxima!

;