Tipos de dobras: conheça os modelos e como utilizar

Tipos de dobras: conheça os modelos e como utilizar

Veja os modelos de dobra central, sanfona, carteira, enrolada e janela.

No mundo gráfico, há uma variedade enorme de tipos de dobras para panfletosfolhetos e folders, cada um com seu objetivo e finalidade. Mas, você sabe quais são e em quais momentos utilizá-las? Por isso, hoje vou te mostrar os principais tipos de dobras que existem e que podem fazer a diferença na apresentação de um serviço ou empresa. Bora lá?!

Central: uma das queridinhas para folder e panfletos é a dobra central. Ela é caracterizada por uma dobra no meio da folha, fazendo com que o produto obtenha duas partes iguais. É indicada para quem precisa de um espaço menor para colocar suas informações. 

Muitas pessoas utilizam a dobra central para fazer convites de eventos, cardápios de bares e restaurantes e, até mesmo, para promoções de diversos comércios, assim como lojas de roupas, sapatos e eletrodomésticos, por exemplo.   

Sanfona: o modelo com dobra sanfona pode ser feita a partir de folder com 2 dobras, pois assim você vai conseguir obter o efeito zigue-zague. A quantidade de dobras vai depender da quantidade de informações que você precisa ter no seu material. Escolha o modelo certo e fique atento para não ficar muito grande e dificultar a leitura.

A dobra sanfona é bastante utilizada para manuais de instruções, eventos e também para divulgar promoções e ofertas. Ah, e se um espetáculo tiver uma programação específica ou até mesmo um roteiro de passeio, uma excursão escolar por exemplo, você pode colocar, todos os pontos visitados, neste folder.

CarteiraO modelo de dobra carteira também está entre os mais utilizados em panfletos, folhetos e folders. Ele possui duas dobras paralelas e são fechadas em sobreposição, ou seja, primeiramente é preciso dobrar a lateral da sua direita e depois a lateral da esquerda, por cima.

Sua utilização é indicada para cardápios, principalmente de pizzarias e salgaderias, divulgações de serviços e promoções, além de servir como cronograma de palestras e cursos, que precisem de um pouco mais de espaço no layout.

Enrolada: Para ter esse formato super diferente, a ponta do lado direito do folder é dobrada duas vezes para dentro, e a do lado esquerdo é dobrada uma única vez, seguindo a marcação da dobra. Neste caso, foi usado o modelo com 3 dobras.

A utilização do modelo com dobra enrolada é utilizada por agências de turismo, em que é possível apresentar os pacotes em promoção ou pode ser usada como estratégia por qualquer comércio que precise colocar mais informações nos folders.

Janela: a dobra janela é uma das opções para quem busca um design original e diferente, visto que o fechamento do panfleto ou folder possui as duas pontas viradas para dentro duas vezes seguidas, até a marcação central. 

Este modelo é mais visto em apresentações, revistas e quando é preciso ressaltar algum produto ou informação. 

Vincos 

Os vincos são marcações nos papéis onde podem ser feitas as dobras. Eles são mais indicados para papéis que possuem uma gramatura maior, já que, a dobra nestes casos, podem causar a quebra do papel.

Fechamento de arquivo:

O fechamento de um arquivo de folder requer bastante atenção, pois por conta das dobras, é preciso verificar a ordem das páginas para que a impressão saia exatamente como desejado.

Para te auxiliar, estes produtos no site da GIV Online possuem gabaritos, que mostram a ordem das páginas, além das margens de segurança que precisam ser seguidas. Lembrando que:

Linha verde: margem de segurança, em que todos os elementos da arte que você não quer que sejam cortados estejam dentro da arte.

Linha vermelha: margem de corte, que é o lugar onde será o tamanho final do panfleto, folheto ou folder.

Linha azul: margem de sangria, onde o fundo da arte precisa chegar até este ponto, para evitar margens brancas.

Agora que você já sabe tudo sobre dobras e como fazer o fechamento do arquivo, escolha o modelo certo para você!

;