Veja quais são as diferenças entre Vetor e Bitmap

Veja quais são as diferenças entre Vetor e Bitmap

Bitmap e vetor são gráficos e tipos de imagens criadas e desenvolvidas em um computador.

Você já deve ter parado para se perguntar, qual a diferença entre bitmap e vetor, né? Até porque os dois são muito utilizados dentro do mundo do design gráfico, durante as criações de peças. Por isso, o assunto de hoje é justamente mostrar o que caracteriza cada um. Chega mais!

O bitmap e o vetor são gráficos e considerados formas de desenvolver e salvar imagens em um computador. Hoje em dia, há vários programas que podem te ajudar nesta tarefa, assim como o Illustrator para imagens em vetor e o Photoshop para os bitmaps.

 

Gráficos em Bitmaps

Eles são caracterizados por imagens compostas por pixels, que são pequenos quadrados coloridos que formam as imagens como é vista. Os pixels ficam perceptíveis ao fazer a ampliação da foto, já que há a perda de qualidade e definição, e os quadradinhos ficam mais evidentes. 

Ao fazer ilustração em bitmaps, você pode salvar o arquivo nos formatos: PSD, JPEG, PNG, GIF e BMP que são os mais utilizados para essa finalidade. Caso for usar a imagem para impressão, o mais recomendado é salvar o arquivo no formato TIFF.

Ah, e lá vai uma dica importante. É sempre bom salvar a imagem para impressão com 300 DPIs (dots per inch), já que assim, a ilustração fica com uma qualidade perfeita para o arquivo ser enviado para a gráfica. Ah, lembrando que, este número é para arquivos no tamanho de até uma A3. Caso seja maior, o ideal é salvar em 150 DPIs.

As imagens em bitmaps são mais usadas em fotorrealistas, fotos do próprio celular, foto com ou sem efeito, fotos com muito efeito de degradê, desenhos e artes-finais.

 

Gráficos em Vetor 

As imagens feitas em vetor são caracterizadas por fórmulas matemáticas, que formam figuras geométricas, como linhas, círculos, entre outras formas. Pelo fato do vetor ser totalmente escalável, a imagem não possui alterações na sua visualização, ao ser ampliada.

As ilustrações em vetor são muito utilizadas no desenvolvimento de logotipos das empresas, já que dessa forma, ele pode ser replicado para diversas peças, assim como folhetosbannerscartões de visitaadesivospastasenvelopes e papéis timbrados. Sem contar em peças para a internet, como nas redes sociais em posts e stories, por exemplo.

Outra característica dos gráficos em vetor é que eles são bem menores que os gráficos em bitmaps, porém isso pode mudar, quando há a junção do bitmap dentro da imagem em vetor e a ilustração em bitmap pode perder qualidade, caso tenha alteração no tamanho salvo.

Os formatos mais utilizados para salvar imagens em vetor são: AI, CDR e EPS.

Prontinho! Agora você já sabe a diferença entre bitmap e vetor. Aproveita e dá uma olhadinha em como fechar um arquivo corretamente em 6 passos.

Estou esperando seu arquivo.

Até a próxima!

;