O que é um Cardápio Personalizado?

É uma espécie de guia que auxilia os estabelecimentos gastronômicos, restaurantes, bares, lanchonetes e outros, para apresentar de forma organizada as opções de comida e bebida disponíveis. Ele ajuda os clientes a fazerem as suas escolhas, com informações sobre os pratos, ingredientes e preços. É personalizado de acordo com a sua necessidade.

O que não pode faltar?

Não podem faltar imagens para ilustrar os produtos ou elementos que instiguem a fome de quem vai ao restaurante, na falta desses dois, uma excelente descrição vai incentivar quem quer seja a consumir seus pratos, bebidas e sobremesas.

A principal função do cardápio é organizar as informações para que os clientes possam fazer a escolha do que comer. Isso pode ser dividido em listas, quadrantes, não importa. Acima de tudo o menu precisa ser claro, objetivo e informativo.

Como dividir um cardápio?

O cardápio costuma ser o primeiro vendedor do seu negócio, então se o seu negócio tem um carro-chefe, deixe ele em destaque. Normalmente a estrutura; nome do prato, descrição e preço funciona muito bem. Primeiro o cliente quer encontrar o que deseja, ver como é preparado e depois entender se vai caber no bolso dele, alguns olham direto para a ponta dos valores.

Ao lado, ou acima é muito importante deixar as fotos dos produtos mais atrativos. Elas funcionam como um ímã, deixar o cliente ver o que ele vai pedir passa muito mais confiança para que ele acerte na decisão.

Quem compra?

Principalmente estabelecimentos gastronômicos que querem passar a identidade do seu restaurante em todos os aspectos. Além desses, empresas de eventos, catering (serviços de refeições coletivas), para eventos corporativos, casamentos e festas. Esse produto pode ser atualizado mensalmente dependendo da demanda, ou ordem do estabelecimento.

Como fazer um Cardápio Personalizado?

1. Organizar as opções de comida e bebida em categorias, como entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas alcoólicas.

2. Destacar pratos especiais do dia ou da semana com destaque visual e informações adicionais.

3. Utilizar fotos ilustrativas dos pratos para estimular o apetite e auxiliar os clientes na escolha.

4. Oferecer descrições detalhadas dos pratos, informando os ingredientes, o modo de preparo e até mesmo eventuais restrições alimentares (como pratos vegetarianos, veganos, sem glúten, etc.).

5. Incluir informações sobre acompanhamentos, opções de personalização e combinações de pratos.

6. Destacar promoções especiais, como combos, descontos ou happy hour.

7. Utilizar um design atraente e alinhado com a identidade visual do estabelecimento.

Se tiver mais interesse em como fazer um cardápio, acompanhe o conteúdo detalhado no nosso blog.

Dúvidas frequentes

1. O que é um cardápio digital?

O cardápio digital é uma versão eletrônica do tradicional, que pode ser acessada por meio de dispositivos móveis como tablets e celulares. Mesmo com essa tecnologia, muitos clientes preferem o cardápio físico, pois ele agrega na experiência do cliente, trazendo um ambiente de conforto.

2. Como montar um cardápio atrativo?

É importante considerar alguns aspectos, como a organização das informações, escolha das palavras, uso de fotos ilustrativas de qualidade e um design alinhado com a identidade visual do estabelecimento. É essencial também analisar o público-alvo e suas preferências, para se preparar de acordo com o seu público.

3. Qual a importância do design?

O design é muito importante porque ele tem grande peso na primeira impressão que o cliente terá com o estabelecimento. Um bom design pode transmitir a identidade e os valores do local, além de estimular o apetite e despertar o interesse pelos pratos oferecidos. cores, fontes, imagens e layout adequado são elementos que influenciam diretamente na experiência do cliente ao ler.

4. Como atualizar um cardápio periodicamente?

Antes de atualizar o seu cardápio, é fundamental rever os pratos, bebidas e preços. Avaliar a demanda dos clientes, as tendências gastronômicas e a viabilidade dos ingredientes para manter sempre atualizado. Também é interessante fazer testes para ver a aceitação do público. Depois disso, o seu menu vai estar pronto para ser atualizado!

5. Em quanto tempo é recomendado atualizar?

A frequência da atualização varia de acordo com diversos fatores, como a sazonalidade dos ingredientes, a oferta e a procura dos pratos, as mudanças no mercado gastronômico e as tendências. Em geral, é recomendado fazer uma revisão e uma atualização completa a cada seis meses. No entanto, ajustes pontuais, como a inclusão de um novo prato ou a atualização de um preço, podem ser feitos mais frequentemente, sempre que necessário.

6. Como subir o arquivo do meu cardápio para o site?

Clicando no tipo de produto que deseja, seja Cardápio em Plástico ou Cardápio em Papel, abaixo da imagem, você vai ver a opção de baixar o gabarito em AI (Illustartor), Corel Draw ou PDF. Fazendo o download, é só seguir as instruções e colocar a sua arte na área recomendada, depois é só subir para a gente! Simples né?